1 – Perda de Resistência do Papelão Ondulado. EM RELAÇÃO AO TEMPO – É bastante sinificativa sim. Há uma maior perda no primeiro mês, quando pode perder cerca de 40% de sua resistência, por exemplo. EM RELAÇÃO À UMIDADE – A 60% de Umida Relativa a caixa perde cerca de 10% de sua resistência, a […] Leia mais »

O termo gramatura é definido como “a massa por unidade de área do papel/cartão”, determinada por método de ensaio normalizado, de acordo com a definição apresen­tada na NBR NM ISO 536 e expressa em gramas por metro qua­drado (g/m²). Essa mesma norma tem sido usada para definir a gramatura do papelão ondulado. A gramatura em […] Leia mais »

A espessura do papelão ondulado é definida como a distância entre as duas faces externas da chapa de papelão ondulado. Já comentamos aqui, em algumas oportunidades, sobre a importância da espessura e sua participação na resistência à compressão da caixa de papelão ondulado. A espessura é um fator da conhecida fórmula de McKee, que possibilita […] Leia mais »

As perspectivas para o crescimento mun­dial neste ano são melhores, embora de desempenho muito tímido diante de con­tinuados ajustes referentes à política fiscal que os países desenvolvidos têm necessidade de manter em curso, especialmente nos Estados Unidos e na Comunidade Europeia, regiões determinantes para o bom giro da economia mundial. Nesse contexto, é provável que […] Leia mais »